Sua empresa pode estar pagando mais tributos do que deveria: saiba porque

Os tributos representam boa parte dos custos de uma empresa, gerando muitas preocupações aos empreendedores. No entanto, o que poucos sabem é o quão frequentemente as empresas acabam pagando mais impostos que o devido, resultando em perdas desnecessárias à empresa.

tributos

Por isso, na conversa de hoje explicaremos como a complexidade da legislação e a falta de conhecimento levam as empresas a pagar mais impostos, como pagar menos impostos de forma legal e como um advogado especialista em direito tributário pode ajudar sua empresa a pagar menos tributos. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Minha empresa está pagando muitos impostos: quais os motivos?

tributos

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 95% das empresas pagam mais tributos do que realmente deveriam.

O primeiro motivo para esse fenômeno é a legislação tributária brasileira. Além de complexa e repleta de detalhes, a nossa legislação tributária é passível de mudanças frequentes. Basta que um projeto de Lei seja sancionado e diversos tributos podem ter suas alíquotas e incidências alteradas.

O segundo motivo é a falta de planejamento tributário adequado. Muitos gestores desconhecem a importância desse planejamento e não têm uma visão abrangente de suas atividades, o que resulta no pagamento excessivo de impostos pela dificuldade em identificar oportunidades legais de otimização da carga tributária.

Com esses motivos em mente, fica fácil ver que tirar suas dúvidas com um advogado especialista em direito tributário se faz necessário, afinal, este profissional conhece todas as leis tributárias e pode identificar oportunidades de redução da carga tributária, permitindo o aumento da lucratividade da sua empresa.

Como pagar menos impostos de forma legal?

tributos

O planejamento tributário e a revisão tributária são ferramentas estratégicas para empresas de todos os portes e segmentos, com especial ênfase no lucro real, pois podem proporcionar uma série de vantagens sem infringir qualquer lei. Ou seja, é possível pagar menos impostos de forma 100% legal. Confira a seguir as formas mais comuns de planejamento e revisão tributária.

1 – Adequação de Regime Tributário: Em muitos casos, as empresas podem conseguir uma redução expressiva da carga tributária apenas por realizar uma readequação para regimes tributários mais favoráveis.

Quer um exemplo? Você sabia que entre as holdings, o regime tributário mais adotado é o do lucro presumido? Isso acontece porque o lucro real, além de exigir um controle mais aprofundado pelos departamentos financeiro e tributário das empresas, terá a incidência de IRPJ (Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas) de 15% sobre o lucro líquido calculado pelo faturamento, abatendo-se as compensações de créditos, exclusões e adições.

Ou seja, a mera mudança de regime tributário (lucro presumido para lucro real) pode fazer com que a sua empresa pague menos tributos. No entanto, cabe lembrar que essa mudança deve ser feita por um profissional especializado em direito tributário, a fim de garantir que a sua empresa cumpra todos os requisitos para se encaixar no novo regime tributário.

2 – Formação de Holdings: O principal atrativo das holdings é a possibilidade de redução tributária. Isso acontece porque a receita gerada em uma administração jurídica de imóveis possui menor incidência de tributos quando comparada ao caso de pessoas físicas.

Além disso, dependendo da atividade econômica da sociedade, a tributação dos ganhos de capital na venda de bens pode ter redução de alíquotas para recolhimento de impostos e contribuições, aumentando consideravelmente a rentabilidade.

Quer saber como uma holding pode afetar a incidência de impostos na sua empresa? Entenda melhor a seguir:

Sem Holding: A alíquota dos tributos sobre o aluguel recebido por uma pessoa física pode chegar a 27,5% sobre o valor total desse pagamento, ou seja, mais de um quarto do valor do aluguel poderá ser destinado para o pagamento de impostos.

Com Holding: O mesmo aluguel, para uma pessoa jurídica (empresa) que opera pelo Lucro Presumido, tem incidência de alíquotas que vão de 11% a 14%, o que implica em uma redução tributária considerável. No exemplo anterior, pouco mais de um décimo dos valores serão destinados ao pagamento de impostos, conferindo uma lucratividade visivelmente maior.

Como a STL Advocacia do Digital pode te ajudar a pagar menos tributos de forma legal?

tributos

Quando se trata da redução de tributos para empresas, é essencial tirar suas dúvidas com um advogado especialista em direito empresarial e tributário. Isso ocorre porque a correta constituição do contrato ou estatuto social e seu objeto social influencia consideravelmente nas cargas tributárias.

Desta forma, tirar suas dúvidas com um escritório de advocacia que possui ampla expertise na redução de carga tributária é essencial para garantir que você reduza os custos com impostos de forma legal, aumentando a lucratividade da sua empresa.

Gostou de saber mais sobre como pagar menos tributos de forma legal? Lembre-se que o apoio jurídico é essencial nessas situações! Possui alguma pergunta sobre esse tema? Tire suas dúvidas com a STL Advocacia do Digital! Contamos com advogados especializados que poderão responder suas questões sobre esse tema!

STL Advocacia do Digital é uma equipe formada por advogados com mais de 12 anos de experiência com o assessoramento jurídico para empresas. Possuímos vasta experiência e conhecimento em todos os procedimentos envolvendo direitos autorais e uso de marca, permitindo maior segurança à sua propriedade intelectual.

Temos atendimento full time, 7 dias na semana, sem burocracia, direto com a equipe de advogados do escritório. E ainda melhor, atuamos em todo o Brasil!

Confira o nosso blog e saiba tudo sobre esse e outros temas! 

Mantenha-se informado e atualizado ao acompanhar nossas redes sociais:

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você está lendo:

Sua empresa pode estar pagando mais tributos do que deveria: saiba porque

Leia também:

Gostou? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email
LinkedIn
Integramos expertise jurídica, contábil, financeira e paralegal para potencializar o sucesso do seu negócio no universo digital.

Navegação

Escritório em MG

Escritório em SP