A Inteligência Artificial e os Surfadores de Ondas do Mercado

Há um certo tumulto no mercado acerca da capacidade de produção e entrega da nova onda da Inteligência Artificial (IA).

Esses alardes podem até fazer sentido, em certa medida. Mas, analisando friamente a questão, o atual estágio de desenvolvimento da IA está longe de substituir a capacidade de singularidade que apenas o ser humano tem.

Singularidade é isso: é a característica de algo que o torna único e individual no tempo e espaço. Por exemplo: uma abordagem de música única, revolucionária, como fez os Beatles na criação do álbum do Sgt Peppers, como um amigo professor do Mestrado disse um dia, é um excelente exemplo da singularidade que estamos tratando aqui.

O Chat GPT constrói respostas inteligentes, obviamente. É uma ferramenta que revolucionou o mercado da tecnologia, mas, ainda assim, o algoritmo é limitado ao campo de busca de dados de que possui acesso no vasto império das redes digitais. Ou seja, sua capacidade de criação original é limitada.

A questão é que muitas pessoas na internet necessitam do palco alardeado de supervalorização das coisas, quiçá assuntos tecnológicos, tudo para conseguir vender os seus novos produtos digitais.

As promessas são as mais alucinadas possíveis: são kits de ChatGPT para advogados ficarem ricos; são textos publicitários prontos por IA que vai fazer virar o jogo de sua vida. E por aí vai. São os famosos surfadores de onda.

Essa postura dos oportunistas não vai durar muito tempo, como há de ser.

O mercado digital é uma história de quem sobrevive por mais tempo (Rafa Marques), e para isso, meu amigo, é necessário muito mais que ondas de surfe – é necessário apresentar valor real e duradouro nas suas entregas.

As pessoas percebem a volatilidade de sua proposta para o mundo e o resultado real que provém das suas soluções.

Então, fique tranquilo. Aquele que possui entrega real de valor em seu trabalho certamente conseguirá adaptar-se à atual conjuntura tecnológica.

Sempre terá espaço para aqueles que buscam ofertar soluções sérias, reais e singulares para os problemas. E nesse aspecto, a IA precisa evoluir muito ainda.

E você, o que acha sobre isso?

Confira o nosso blog e saiba tudo sobre esse e outros temas! 

Mantenha-se informado e atualizado ao acompanhar nossas redes sociais:

Instagram | Facebook | Youtube | LinkedIn

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você está lendo:

A Inteligência Artificial e os Surfadores de Ondas do Mercado

Leia também:

Gostou? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email
LinkedIn
Integramos expertise jurídica, contábil, financeira e paralegal para potencializar o sucesso do seu negócio no universo digital.

Navegação

Escritório em MG

Escritório em SP